terça-feira, 19 de outubro de 2010

Corrige Brasil!

Por Evelyn Kazan

A influência que a mídia ( jornais, revistas, televisões, rádio, internet...) exerce na política atualmente é enorme.
Talvez pelo fato dos jornalistas "terem" necessidade de conseguir pautas (matérias) interessantes para o seu público/ telespectadores/ ouvintes em geral. Ou simplesmente pelo fato dos políticos precisarem aparecer nos meios comunicativos, para colocarem suas imagens em evidência, visando com isso, conseguirem futuros votos.

Agora, em épocas eleitorais, estas necessidades tornam-se mais evidente. 
Tentam estes de todas os modos, independente do investimento prévio , construirem suas imagens.

Todos os candidatos conseguem um espaço, reservado por lei, nos tão cobiçados meios de comunicações em massa, porem nem todos conseguem aparecer de modo positivo.

O horário eleitoral tornou-se pequeno para a tamanha ânsia de sobreposição ao outro candidato. 
Estamos vivendo, praticamente, uma "lavagem de roupa suja" com tocas de desafeto, dos partidos que concorrem a presidência em rede nacional.

Vivendo esta situação, ficamos em dúvida do motivo pelo qual os políticos permanecem nestas exposições desenfreadas, bombardeando seu oponente de forma inescrupulosa, invés de se concentrar no seu plano de governo  de modo a fazer seu provável eleitor acreditar na imagem do político criada por ele.

No Brasil, uma gigantesca parcela da população não possui acesso ao direitos fundamentais do cidadão, garantidos por nossa constituição vigente, como: Direito à propriedade, direito à familia, à educação, ao saneamento básico, à igualdade, à proteção contra a tortura, a tornar-se parte do governo do seu país, a um padrão de vida capaz de assegurar a si mesmo....
A situação de pobreza em que milhões de brasileiros vivem, em especial nas periferias, abre um grande espaço para que, nesta período eleitoral, os políticos façam muitas promessas e tentem, em alguns casos, trocar votos pela satisfação temporária de alguns desses direitos. Exemplos disso é a "venda" escancarada de votos por qualquer coisa, como uma dentadura; há ainda ações de campanha que não utiliza a 'compra de votos descarados', entretanto ajuda instituições públicas, oferece benefícios materiais....Ou qualquer outro ato ilícito. Tais praticas devem ser denunciadas e punidas. Assim como boca de urna, a compra de votos é um crime eleitoral, de acordo com a atual legislação.

Podemos dizer que esses políticos serão éticos quando governarem nossa nação? Não podemos permanecer nesta ingenuidade, afinal eles assumem posturas indevidas e mesmo assim poderão nos representar. Contraditório não é?!


Nós brasileiros, principalmente nós comunicadores, se não ficarmos atentos às ideias dos candidatos, promovendo debates ( mesmo com pouca pompa), de modo que todos consigam ver os problemas e denunciando os abusos. Se nada for feito nossa amado país nunca sairá disso, corrupção, ficha suja... 

A mídia influencia os eleitores de maneira eficaz. Portanto trabalhemos para que esta influência seja feita de modo consciente, exigindo o melhor dos candidatos, para que assim em um futuro, não tão distante, conseguiremos construir uma verdadeira democracia, onde cada voto tenha seu verdadeiro valor, e que este seja incontestável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário