sábado, 1 de agosto de 2009

Criatividade é saúde!

Por Kamila Rosani

"Somos livres para criar,expressarmos o que queremos, sem julgamentos nem idéias preconcebidas."
Confira entrevista no final da reportagem.

Este blog tem como objetivo informar sobre tudo de interessante que está acontecendo em Pirituba (arte e cultura), mas para aproveitar o máximo das atividades de sua região, precisamos estar bem de saúde, concorda?

Então porque não juntar o útil ao agradavél?

Você sabia que em Pirituba existe um posto de saúde onde são feitas atividades físicas de graça?

Lá são feitas caminhadas, há o grupo de artesanato, também chamado de terapia ocupacional e a prática do lien ch'i (ginástica oriental).

Na caminhada o objetivo é desenvolver o hábito da atividade física regular, importante na qualidade de vida, uma vez que o ato de caminhar traz muitos beneficios, melhora o condicionamento cardiorespiratório e contribui na prevenção e redução de doenças crônicas (diabetes, hipertensão e etc).

Já no artesanato a idéia de que criatividade é saúde é defendida e tem fundamento no pensamento que diz que a prática de uma atividade auxilia na prevenção de doenças, como a depressão e o estresse, beneficiando o individuo, melhorando sua auto-estima e fortalecendo seu bem-estar.

O lien ch'i é uma prática da medicina chinesa que visa promover e renovar a saúde pública em parceria com a medicina ocidental. É uma ginástica com movimentos que trabalham beneficiando a respiração e a concentração.

Percebeu que distraindo-se estamos também cuidando da nossa saúde?

Confira a entrevista feita com a participante das atividades Fátima Camila Rosani Vichiato:


Kamila: Porque você acha importante a terapia ocupacional?
Fátima: Eu acredito que a terapia ocupacional é importante porque estimula a criatividade. essas aulas são muito boas pois fazem desabrochar a expressão artística. Somos livres para criar,expressarmos o que queremos, sem julgamentos nem idéias preconcebidas. Uma vida criativa é uma vida saudavél

Kamila: Você acha interessante que as atividades propostas pela UBS Pq MªDomitila sejam divulgadas pelo nosso blog?
Fátima: Sim. O programa saúde da família tem como objetivo promover a saúde e prevenir doenças. A divulgação poderá contribuir para uma maior participação e consequentemente, melhorar a qualidade de vida de quem participa.

Kamila:Como você define a arte em sua vida?
Fátima: É possível viver a vida como uma obra de arte, em que o processo criativo torna-se parte do dia-a-dia, da consciência e do desenvolvimento humano. Defino a arte como o caminho para vivenciar o mundo com uma perspectiva mais ampla, fortalecendo assim o nosso bem-estar.



Gostou, quer participar? Veja quando as atividades são feitas:

- Caminhada: segunda e quarta das 7h30 às 8h30
- Artesanato: sexta das 10h às 11h30
- Lien ch'i: terça, quinta e sexta das 7h30 às 8h30



Eu vou, onde é?

Unidade Básica de Saúde na Av. do Anastácio, 2421 Pq. Maria Domitila
Próx. ao Carrefour, da Av. Mutinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário