quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A arte da dramaturgia na rua Saloá

Por Evelyn Kazan


"Não só a comunidade pode fazer parte do elenco , mas qualquer pessoa independentemente da idade, condição social e cultural."

Nuvens no céu; tempo fechado. Domingo, 26 de julho, 14 horas. Estavam quatro integrantes do grupo teatral Parabelo passando de casa em casa na rua Saloá, próximo à av. Mutinga. Uma rua periférica, onde em uma casa normalmente mora mais de uma família, não há saneamento básico, isto é, o esgoto corre a céu aberto. Um lugar super povoado mas em verdadeira desordem.





O grupo seguia coletando informações para conhecer a comunidade e integrando-se a ela, como se estivesse pedindo autorização para utilizar o entorno das casas ou algumas delas, como cenário da peça montariam.




“Realejo-o lugar que desejo” é um projeto de criação cênica. A montagem será realizada na própria rua Saloá. Não só a comunidade local pode fazer parte do elenco , mas qualquer pessoa independentemente da idade, condição social e cultural.





Para o integrante do grupo, Diego Marques, a comunidade é repensada no espetáculo.
 "O processo implodiu nosso consenso de comunidade; comunidade não são só os moradores de entorno do espaço, é muito mais um processo aberto para se pensar no lugar, o que deseja para si próprio ou o que não deseja", explica.
Segundo o artista, a peça vai causar a reflexão sobre os problemas e dificuldades encontrados naquela rua.






"Realejo-o lugar que desejo" quer unir e mostrar para a população carente que para fazer arte não são precisos muitos recursos, apenas boa vontade. De modo que, população e integrantes do grupo Parabelo, constróem o projeto juntos, uma criação em pareceria.


Inscrições abertas
Basta ir ao estúdio Parabelo, na R. Des. Cândido da Cunha Cintra, nº 371 – Pirituba (3ª travessa da Av. Mutinga, atrás do Bradesco, próximo à escola Jairo Ramos).
Se preferir, ligue:2614 6615 ou 80619336.Ou
Acesse: http://teatroparabelo.blog.terra.com.br/


Os encontros acontecem todos os sábados e domingos na R. Saloá

Um comentário: