sexta-feira, 28 de agosto de 2009

AMORA – Cidadania e Inclusão social


"A Amora é um processo vivo de construção da cidadania. A integração espontânea da comunidade, comerciantes e empresários locais gerou uma explosão de participação popular.
Precisamos respeitar a participação de todos.
Cada qual com seus sonhos e ideais.
Somente o trabalho nos faz caminhar, através do consenso, difícil de chegar!
Quem objetiva o outro, o coletivo, fica! Cria raízes e dá frutos."
( Aida Kazue Matsumoto – voluntaria da Amora)


A Amora foi fundada em Março de 2001, inicialmente com perfil de associação de bairro, por um grupo de moradores preocupados com a área pública abandonada.

Na região há 3 casas totalmente depredadas, sem água, luz, telhado, portas ou janelas, as práticas ilícitas no local beiravam a marginalidade, colocando em risco as pessoas que por ali passavam.

O primeiro mutirão de limpeza foi realizado com a Subprefeitura, parte da comunidade se sentiu responsável em dar continuidade aos trabalhos, numaconstante e diária ação  , cuidando do espaço, articulando voluntários e buscando apoios entre comerciantes, empresários e administradores público local.


O espaço conquistado pela comunidade atualmente com selo Internacional URBIS e certificação provisória do COMAS conquistada em 30.07.09. Passa por processo de adequação às diretrizes do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) que dará sustentabilidade as suas ações e projetos.


A AMORA já realizou inúmeros projetos temporários como: teatro, técnica vocal, vídeo, locução de rádio, Tha-Chi-Chuam, terapia comunitária, capoeira, Street Dance...


Atualmente oferece à população as seguintes atividades gratuitas:


Alfabetização de Jovens e Adultos:
Às segunda e quinta das 19h30 às 21h30 / Pirituba

- Sabão Caseiro, detergente, amaciante.
- Costura/customização;
- Horta caseira/compostagem;
-Brechó/ ponto de venda solidário.


O espaço também conta com um telecentro que oferece cursos de:

Telecentro Amora

Curso de Introdução à Informática - GNU Linux - Objetivo – Fornecer ensinamentos sobre a utilização básica de informática, suficientes para atender aos usuários em suas principais necessidades.
Curso de Introdução à Informática - GNU Linux-


Onde: Rua Padre Guido Del Toro, 100 – casa 3 Amarela
Telefone: 3644-8581
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 18 h- Sábado para uso livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário