sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Estação Ciência- Diversão e Conhecimento

Por Evelyn Kazan
Passando por um turbilhão de confusões, fui a visita à estação ciência, com alguns integrantes da Escola Estadual Ermano Marchetti, junto com duas professoras de física e outra de português.

Inicialmente fomos com o intuito de apresentar aos alunos a exposição Epidemik, onde fazem uma retrospectiva histórica das grandes epidemias mundiais, e no final, para melhor  fixação dos conteúdos apresentados, fazem um ‘videogame’ coletivo, no qual o telespectador se torna o agente da ação, sendo a própria “peça”  do jogo . Porém assim que chegamos na Estação nossa entrada quase foi barrada, afirmaram que não tínhamos agendado a nossa visita. Todos ficaram desapontados com a organização do local, pois havíamos marcado a saída a mais de um mês. Os organizadores do local vendo a nossa reação de decepção com esta surpresa desagradável, nos convidaram para ver as exposições fixas e houvesse tempo veríamos a Epidemik.

Mesmo insatisfeitos aderimos a este novo cronograma.

Nosso primeiro instrutor, nos levou para a um ‘mine laboratório’.
Microscópios, vermes, bactérias, toque,  olfato,  grandes lentes de aumento individuais,  mosquitos enormes cortados ao meio, pulgas, vermes que comemos sempre quando digerimos uma alface, Desenhos, explicações simples e precisas, conhecimento. 


Logo após, ainda agitados pela euforia do descobrimento...Seguimos... Estamos caminhando para ir para a exposição que retrata o corpo humano, quando encontramos ‘mine  Butantan ‘ . Tinha diversas cobras, algumas chegavam a dar medo, outras,  tínhamos vontade de levar para casa de tão doce que era sua feições.


Chegamos ao corpo humano. Encontramos ossos, músculos, esqueletos, órgãos – órgão sendo passados de mão em mão, no exato momento que o instrutor explicava sua função e sua fisionomia. Todos atentos. Uma verdadeira aula de Biologia, com instrumentos visuais, para melhor percepção daqueles que assistem admirado a complexidade e beleza da fisiologia humana.


Mas se você pensa que só fizemos isso... Está muito enganado.

Este instrutor que estava conosco desde a entrada, nos deixou, pois agora estávamos entrando em um novo mundo, o mundo da ciência exata, o mundo da física.
Correntes elétricas, choques, visualização da energia, energia em forma de fogo, a descoberta de saber o porquê ao encostar em uma esfera eletrizada com um ferro(material que conduz energia)a energia conduzida não chegar a afetar você e quando encosta lápis você é eletrizado (é... eu descobri que ao encostar o lápis você levaria choque, só depois de leva-lo). Depois disso tudo, dessas descobertas eu e mais algumas pessoas ficaramos de “cabelo em pé” – e digo no sentido literal, devido ao gerador de Van Graaf, com ele você consegue comprovar que a teoria da eletricidade é realmente verdadeira.

Depois desse enorme tour pela estação ciência, mesmo não terminando de vê-la por completo, pois já estava muito tarde. Seguimos então, para a nossa ultima aventura. A tão esperada exposição Epidemik, não deu tempo de vê-la por completo, devido o horário faltava poucos minutos para o fechando. Conseguimos só participar do jogo interativo. Mas o tanto que vimos foi incrível.

Recomendo a Todos a ir visitar esta incrível fabrica de conhecimento, aprendemos nos divertindo.

Quando é a entrada?
É Catraca livre nos Primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês
E todos os dia para: Professores (com comprovação), Monitor, agente ou guia de turismo (com registro Embratur), comunidade USP (com carteirinha válida na catraca), menores de 6 anos, maiores de 60 anos.

Para quem não entra nesses pré- requisitos é R$ 4,00 ou R$ 2,00 (com carteirinha de estudante)

Onde é?

Na Rua Guaicurus, 1394, Lapa, bem próxima ao Shopping Center Lapa e ao Mercado Municipal da Lapa. 

Quando esta aberta?

3ª a 6ª feira, das 8h às 18h
 sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário