terça-feira, 8 de setembro de 2009

Redação criativa

Por Priscila Ribeiro













A preocupação com o vestibular toma conta da cabeça da gente que está no 3º ano do ensino médio,do pessoal que quer treinar fazendo a prova com os nervos à flor da pele e dos que ainda não entraram na faculdade e prometem a si mesmos fazê-la em 2010.

Como preparar-se para a prova é uma das perguntas que surgem. E a redação, parte da prova que mais leva tempo, como faz?

Para esta última pergunta há uma resposta que vem do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso que terá em sua programação de 5 a 26 de Setembro um curso de redação criativa que tem como coordenador Paulo Condini, professor.

O curso tem como objetivo ajudar os vestibulandos à criação de textos com reflexão e auxílio da análise de narrativas curtas.
O curso é aos sábados às 14h e é gratuito.

As inscrições devem ser feitas na recepção do Centro Cultural.

Quero fazer, onde fica o Centro Cultural?
 Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 Vila Nova Cachoeirinha, próximo ao Terminal de onibus Cachoeirinha.

Casa Brasil - Conhecimento e cidadania morando juntos!

Por Kamila Rosani
O Projeto Casa Brasil é um espaço comunitário, gratuito e de acesso irrestrito, que tem como finalidade funcionar como centro de aperfeiçoamento tecnológico, divulgação científica, ciência, cultura, meio ambiente e lazer para toda a comunidade de Pirituba. Conta com a estrutura de um telecentro, laboratório de metareciclagem, espaço multimídia e auditório.

Na unidade são ministrados cursos básicos de manutenção de computadores, informática, produção multimídia, oficinas de rádio, reciclagem, ecoficinas de arte e muitas novidades.

Seu principal objetivo é promover a emancipação dos cidadãos, proporcionando a universalização do acesso aos meios, ferramentas, conteúdo e saberes da Sociedade do Conhecimento.

O projeto é uma parceria entre o IACE – Instituto de Ação Cultural e Ecológica – e o Governo Federal, por meio do Ministério de Tecnologia e Ciência e conta ainda com o apoio da Sub-Prefeitura de Pirituba.

Formado há 06 anos, o IACE é uma associação civil sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que com ações busca conscientizar a população aos problemas ambientais e sociais, através de informações, educação, atividades lúdicas, música e artes cênicas, ensinando, aprendendo e discutindo questões ambientais. Sua missão é planejar e agir em função de uma vida digna e um futuro sustentável, conservando o meio ambiente e disseminando a eco-cultura de nosso País.

Onde: Avenida Mutinga, nº. 1.425 – Pirituba (ao lado da Biblioteca Municipal Brito Broca)
Horário de funcionamento: das 08h ás 17h